sábado, 12 de agosto de 2006

A Ler: Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas)

Recentemente recebi um exemplar dos Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas. Automaticamente recordei-me das séries e filmes de televisão sobre o tema, e cheguei à conclusão de que eles eram sempre exemplares, e que os vilões eram mesmo terríveis.
Foi com esta ideia que eu comecei a ler o livro. A primeira impressão foi o tipo de escrita, pois nota-se claramente que o estilo é típico do século XIX, pelo comportamento das personagens (como dar vinho a crianças, cortejar donzelas à janela, entre outras) e pelas descrições pormenorizadas (semelhante a outros autores contemporâneos).
O que mais me impressionou foram as personagens que de exemplar não têm nada, pois estavam quase sempre bêbados e à pancada, e ainda batiam nos criados para mostrar quem mandava! (e os criados adoravam-nos mesmo assim!) acerca dos vilões não posso falar se não "estrago" o prazer ao pessoal que está a ler o livro...
É uma obra excelente sendo bastante alegre, com personagens memoráveis (O verdadeiro D'Artagnan é um verdadeiro bruto fisicamente mas brilhante ao nível estratégico) e dá-nos uma ideia de como era a sociedade no século XVII.

Sem comentários: