sábado, 21 de outubro de 2006

O exemplo de Giuliani

Actualmente os livros de viagens apontam Lisboa como uma cidade segura, onde se pode passear por quase por toda a parte. Infelizmente este facto é um conto de fadas que cada vez mais está longe da realidade.
Lisboa que nos anos 90 se estava a aproximar de outras capitais europeias ao nível da modernidade e segurança, voltou a cair para uma espécie de cidade latino-americana, onde cada vez que se entra no Metropolitano à noite somos assaltados e maltratados por meia duzia de bandidecos cobardes mas infelizmente perigosos...este facto deixa as pessoas apreeensivas e com receio de sair à rua a determinadas horas.
A Nova Iorque dos anos 90, estava a atravessar os mesmos problemas (claro está em dimensões muito mais arrepiantes) mas em vez de ter um fraquissimo Carmona Rodrigues como presidente (só se interessa por inaugurações, comitivas, e publicidade dos media) teve o mayor Rudolph Giuliani. A sua principal preocupação foi o combate ao crime, tomando medidas como penalizar fortemente assaltantes, graffiters, vândalos e principalmente a máfia, reforçou a segurança nos metros e zonas perigosas, "limpou" algumas àreas degradadas e deu maiores poderes à policia para resolver os problemas. Como resultado Nova Iorque tornou-se a mais segura das grandes cidades dos EUA, e anualmente poupa 600 000 000 de dólares graças ao combate à corrupção da mafia.
Se ele conseguiu controlar o crime numa cidade de 10 000 000 de habitantes, não será mais acessível fazer o mesmo numa cidade com 600 000 habitantes?

Sem comentários: