sábado, 16 de dezembro de 2006

O Ditador Pinochet

Como a grande maioria dos ditadores e sanguinários da história, Pinochet não pagou em vida pelos seus actos, e tal como a grande maioria dos ditadores pós 2ª guerra mundial, foi colocado no poder com a ajuda dos Estados Unidos...
Augusto Pinochet nasceu em Valparaíso no Chile em 1915 e cedo se dedicou à vida militar, ascendendo rapidamente na hierarquia chegando até comandante das forças armadas chilenas, tendo sido nomeado pelo presidente democraticamente eleito Salvador Allende.
Pinochet liderou um golpe de estado que depôs Allende (que acabou por "suicidar-se" durante o ataque) e rapidamente impôs um estilo de governação de ditatorial tipicamente sul-americano.
Enquanto esteve no poder o avôzinho (como lhe chamam os seus apoiantes -as elites-) baniu o socialismo e todos os partidos de esquerda, dissolveu a assembleia e a oposição, mandou aprovar uma nova constituição que lhe garantia mais poderes.
O seu estilo de governação foi marcado pela brutalidade, e calcula-se que mais de 3 000 opositores foram mortos e que 28 000 foram presos e torturados, e deixou mais de 200 000 pessoas traumatizadas através do reino de terror e medo que infligia na população.
Os seus defensores garantem que através das suas políticas económicas, o Chile alcançou um milagre económico, pois mas a que custo? além disso as suas políticas só beneficiavam as elites e os mais poderosos do Chile enquanto que a população quase não beneficiava com o desenvolvimento pois a maioria do orçamento ia para o exército, e para a conta pessoal de Pinochet.
O que é irónico é o facto de ter morrido no dia mundial dos direitos humanos

1 comentário:

Anónimo disse...

"como a grande maioria dos ditadores pós 2ª guerra mundial, foi colocado no poder com a ajuda dos Estados Unidos..." (??)

Caro Alex,

Partilho do teu horror por qualquer forma de ditadura, a de Pinochet incluída.
No entanto, acho estranho todo este alarido da esquerda em relação à morte de Pinochet e pelo contrário, o silêncio no que toca a ditaduras socialistas. Relembro que veio agora a público um relatório oficial sobre a ditadura socialista de Ceausescu na Roménia (ver aqui:http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6190931.stm).

"The report estimates the number of victims of communism in Romania at between 500,000 and two million."

A esquerda continua, como sempre, silenciosa em relação a este casos.

"Os seus defensores garantem que através das suas políticas económicas, o Chile alcançou um milagre económico"
Oh Alex não são os seus defensores que garantem isso. Quem garante alguma coisa são os factos. E é facto que o Chile é a economia mais competitiva da América do Sul. E a Roménia de Ceausescu de 500.000 a dois milhões de vítimas?
E também é um facto que Pinochet abandonou o poder porque perdeu eleições democraticamente realizadas. Não foi através de revolução nem mortes.