sábado, 16 de dezembro de 2006

A Ver: A Laranja Mecânica


É um dos filmes mais populares e polémicos de sempre, foi realizado em 1971 e na altura causou sensação pela violência e nudez presentes por toda a película.
A história passa-se em Londres no ano de 1995 (um futuro ainda longínquo em 1971) e gira em torno de Alex (que lindo nome) de Large (Malcolm McDowell) que é líder de um gang de adolescentes, que passam a vida à pancada com gangs rivais, a violar raparigas e a drogarem-se, é um gang bastante cruel, mas Alex ultrapassa tudo, é demasiado cruel e desumano... a magia deste filme é que o espectador começa a nutrir uma grande simpatia pelo monstruoso protagonista, desejando que ele se salve ou que dê uma lição aos seus adversários.
Logicamente que após tanta violência, Alex acaba por ser preso, mas como é inteligente rapidamente ganha a simpatia do director da prisão e do próprio ministro do interior, sendo submetido a seu pedido a uma lavagem ao cérebro para lhe tirar a maldade. O problema é que fica o tratamento deixa-o praticamente um zombie que não tem capacidade de resposta... e mais não conto para não estragar.

Sem comentários: