quarta-feira, 21 de março de 2007

As novas gerações

Todos nós costumamos dizer "quando era miúdo divertia-me mais que os putos de agora!", é uma frase que está presente entre nós há várias gerações, mas no fundo acabava por ser uma ideia que não correspondia à realidade mas hoje em dia penso que desta vez é a sério.
Já não vejo miúdos a brincar na rua (a não ser que estejam sempre a brincar as escondidas), ou aqueles putos que andam sempre todos sujos por andarem sempre a jogar à guerra e ainda aquelas crianças que andavam sempre a fazer cabanas para ser a sede de algum clube.
A culpa já todos sabemos de quem é, das Playstations, mas será que não será mais dos pais? no fundo eles é que deviam controlar o número de horas que se deveria jogar. Quando vejo um miúdo de cinco anos a mexer no PC durante horas, e oiço os seus pais a dizer "tão inteligente, já mexe no computador" eu fico a pensar... não será melhor esta criança brincar com uns Legos ou com um Playmobil? tem a vida toda pela frente para mexer num computador e apenas mais 5 anos como miúdo (e todos sabemos como passa depressa).
Já agora outra coisa que não entendo é a falta de respeito que os miúdos têm actualmente pelos mais velhos, são malcriados, e pelos vistos para se ser aceite na escola, têm que se vestir como bandidos do metro, brinquinho na orelha e penteado a condizer, porque é só desse género que eu vejo na rua. (tudo bem posso estar a genralizar, mas que há muitos assim há)
Os pais querem que os filhos pareçam modernos, adaptados às novas tecnologias, mas cada vez mais se nota que tem de haver um meio termo. Os jogos de computador são divertidos, eu próprio jogo, mas algumas das recordações que tenho da infância, não são os golos que marquei no Pro Evolution Soccer, mas sim os golos que marquei a jogar futebol com os meus amigos no campo da escola...

Sem comentários: