sábado, 10 de novembro de 2007

Dia de São Martinho

Amanhã é dia de São Martinho, dia de comer castanhas, batatas doces e beber jeropiga... mas quem era este santo?
Martinho nasceu em 317 e morreu a 11 de Novembro de 397. Era um soldado romano e mais tarde bispo de Tours. Actualmente é o padroeiro dos sodados Franceses.
A sua lenda diz que durante uma viagem, ele viu um mendigo quase sem roupas e a tremer de frio, impressionado pela imagem, Martinho corta a sua capa ao meio dando metade ao mendigo.
Tocado pela sua atitude Martinho começa a pensar em praticar o "bem". Após uma grande batalha contra os Gauleses, desiste da vida militar, tornou-se eremita numa ilha Grega até que regressa à França tornando-se bispo de Tours.
O dia de São Martinho começou a ser festejado na Idade-Média, onde as pessoas aproveitavam para beber e comer, pois após esse dia iriam entrar em jejum.
Actualmente muitos países (Portugal é um dos países onde se festeja mais este dia) continuam a festejar o 11 de Novembro. Na Bélgica é costume comer-se ganso e na Flandres Belga as crianças abrem as prendas neste dia em vez de ser a 25 de Dezembro, em Malta comem-se nozes, castanhas, laranjas e tangerinas. Em Portugal temos o Magusto, onde se comem castanhas, batatas doces e bebe-se jeropiga e água-pé. Já agora em Portugal também se acredita no Verão de São Martinho, isto deve-se ao facto de acordo com a lenda Portuguesa, o santo dá a outra metade da capa a outro mendigo, e milagrosamente o tempo frio acaba e o sol começou a brilhar com muita intensidade criando uma temperatura próxima do verão.

Sem comentários: