sábado, 11 de outubro de 2008

A Voyager


Qual é o objecto feito pelo homem mais rápido? e qual o que chegou a maior distância? a resposta a estas duas perguntas é: Voyager 1.
A Voyager é uma sonda interestelar criada pela NASA em 1977, que tinha o objectivo de explorar os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno). A NASA aproveitou o facto de na altura estar a ocorrer um alinhamento perfeito entre os planetas, o que lhe aumentou a velocidade, pois a sonda só teve de aproveitar a gravidade para viajar de um planeta para outro. A missão correu tão bem que a NASA resolveu continuar ligada à Voyager. Actualmente viaja a uma velocidade de 17 km/s (atenção ao "s"), e está a uma distância do Sol de 16 000 000 000 km, estando neste momento prestes a sair do Sistema Solar (tornando-se o primeiro objecto feito pelo Homem a consegui-lo). Outro facto interessante é o de ainda podermos contactar a sonda (temos de ter em conta que foi feita nos anos 70) demorando o contacto cerca de 14 horas a ser estabelecido (16 biliões de km de distância...). Recentemente o presidente Bush na sua infinita sabedoria quis acabar com o financiamento do contacto com a Voyager, felizmente não chegou a fazê-lo.
Outra questão é: Que combustível usa a sonda? A Voyager usa um gerador que funciona à base da libertação de calor radioactivo através de um dissipador. O sistema é tão eficaz que se pensa que a sonda só perderá o combustível em 2025.
Finalmente um dos factos mais curiosos da Voyager é que leva uma mensagem no caso de ser interceptada por seres inteligentes, contendo um disco com saudações em várias linguas (incluindo o Português), imagens da Terra (incluindo uma com pescadores Portugueses), sons da natureza, e uma musica de Beethoven e Johhny B. Goode do Chuck Berry. Será que vai ser encontrada? temos até 2025 para descobrir...

Sem comentários: