domingo, 22 de março de 2009

Disney vs Originais (Parte 1)

Como sabemos, as grandes produções da Disney adoptam histórias e fábulas tradicionais e alteram-nas de modo a serem apropriadas para as crianças (ver este post) pois algumas histórias originais são de facto muito violentas. Deixo aqui este post que mostra as diferenças entre os originais e a versão Disney, não como uma crítica (gosto mesmo muito destes filmes), mas apenas para vermos como de facto são as histórias que estamos habituados a ver apenas do ponto de vista da Disney.
http://www.freewebs.com/adria24/snowwhite.bmpFile:SnowWhite.png
Branca de Neve e os 7 anões
Original (Idade Média)-
A Rainha má é a própria mãe da Branca de Neve, ela quer os pulmões e o fígado como prova da morte da princesa... para os servir ao jantar, os anões são ladrões, a Branca de Neve não morre verdadeiramente com a maçã, apenas se engasga com um pedaço e perde os sentidos e salva-se porque o príncipe abana o caixão de vidro, fazendo com que ela solte o pedaço (!). O castigo dado à rainha má é calçar uns sapatos de ferro em brasa e dançar até à morte.

Disney (1937)-A Rainha má é a madrasta, quer o coração da Branca de Neve como prova da sua morte, os anões são mineiros, a branca de neve come uma maçã envenenada e morre, sendo o feitiço quebrado por um beijo do príncipe.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/b/ba/Pinocchio-1940-poster.jpghttp://www.ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2008/11/pinocchio.jpg
Pinóquio
Original (1881)-Geppetto não gosta de crianças e faz a marioneta apenas para ganhar dinheiro. Pinóquio ganha vida porque o tronco de onde foi feito também estava vivo. A marioneta é diabólica e farta-se de bater em Geppetto. O grilo falante aparece e diz-lhe que tem de se tornar num bom rapaz, em resposta o Pinóquio pega num martelo de mata o grilo (!). Depois de uma série de peripécias (chega mesmo a tornar-se num burro) torna-se num "bom coração" e como recompensa é transformado em humano.

Disney (1940)-Geppetto cria Pinóquio porque quer ter um filho, ganhando vida através de um feitiço de uma fada. A grande diferença para o original é que na versão Disney, Pinóquio apenas diz mentiras, mas não mata ninguém nem bate no Geppetto, de resto as histórias são semelhantes.
http://www.aboyd.com/images/adg637.jpghttps://www.1st-art-gallery.com/thumbnail/173542/1/Cinderella.jpg
Cinderela
Original (Século I a.C)-O inicio da história é praticamente igual ao da Disney, as diferenças começam quando o príncipe procura a Cinderela, as irmãs serram partes dos pés para estes caberem no sapato de cristal. O príncipe acaba por descobrir a verdadeira Cinderela mas apesar de tudo as meias-irmãs safam-se e casam com dois nobres ricos.

Disney (1950)-Tirando a parte de as irmãs serrarem os pés e de casarem a história é muito semelhante.
http://www.pepperspollywogs.com/blog/wp-content/uploads/WindowsLiveWriter/PeterPansWhimsy_9C8E/image%7B0%7D%5B6%5D.pnghttp://g-images.amazon.com/images/G/01/books/a-plus/PeterPan-Amazon-small.jpg
Peter Pan
Original (1911)-Até ao fim da história os enredos são muitos semelhantes, só o final é que é diferente, pois quando Wendy volta da Terra do Nunca, a sua mãe adopta os "meninos perdidos" e fica-se a saber que ela própria já conhecia Peter Pan. Este volta para a Terra do Nunca, e quando regressa a Londres Wendy já é uma mulher e tem uma filha. Peter Pan leva a filha para a Terra do Nunca, até que um dia ela regressa de novo a Londres. Este ciclo repete-se infinitamente com Peter sempre a levar uma descendente de Wendy para a Terra do nunca...

Disney (1953)-As histórias são muito semelhantes, na versão Disney, Peter Pan fica na Terra do Nunca. mas não leva descendentes de ninguém para lá.
http://images.easyart.com/i/prints/rw/en_easyart/lg/1/3/Sleeping-Beauty-Disney-135503.jpghttp://picture-book.com/files/userimages/216u/sleeping-beauty.jpg
A Bela Adormecida
Original (1697)-A princesa adormece devido a uma profecia e o príncipe quando a encontra... viola-a, o que não é de estranhar pois de acordo com a história original, ele é filho de um Ogre.

Disney (1959)-A princesa adormece devido a um feitiço, picando-se numa roca. É encontrada por um príncipe que a acorda com um beijo.

Na próxima parte serão destacados: Pequena Sereia, Aladino, Pocahontas, O Corcunda de Notre-Dame e Hércules

1 comentário:

guanostarmie disse...

Credoo lol violações e serrar pés..lol mas gostei mais do original do Peter pan! (loll coitado do grilo falante... confesso que ele é um bocado irritante:P)