domingo, 8 de março de 2009

A Ler: Generais Romanos (Adrian Goldsworthy)

A época clássica é pessoalmente das mais interessantes da História. E tenho um gosto especial pela civilização Romana. Como se sabe o "coração" do Império eram as suas legiões bem disciplinadas e equipadas. Mas para existir disciplina era necessário um líder forte e inteligente. São exactamente estes líderes que são retratados no livro.
Obviamente existe um capítulo dedicado a Júlio César e a Pompeu que foram grandes generais, mas ficamos a conhecer outros igualmente importantes e que chegaram mesmo a travar duelos mais decisivos como é o caso de Cipião o Africano.
Para quem gosta de História de Portugal fica aqui uma referência, pois existe um capítulo dedicado a Sertório, eu pessoalmente sempre pensei que fosse um mero renegado, mas pelos vistos era uma personalidade importante em Roma. Gostei também de ler finalmente um estudo sério sobre o Viriato, sem aquela "mariquice" dos lusitanos e do orgulho patriota. Ou seja li finalmente o que me interessava, o facto de ele ter sido um pioneiro em tácticas de guerilha, e que não era um simples pastor... não há nada como ler estudos de autores neutros!

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente livro! Bom gosto! :)