quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Ler: Blake e Mortimer

É um dos grandes clássicos da BD francófona. Esta série foi criada por E. P. Jacobs (que apesar de todo o mérito de Hergé) era quem desenhava e retocava a maioria dos primeiros albuns de Tintim.
Voltando ao tema: Blake é um capitão Galês do MI5 britânico, sendo o protótipo do oficial cavalheiro. Mortimer é um cientista Escocês, que acaba por se tornar a personagem principal da série e tal como Blake é um autêntico gentleman. O grande antagonista é o sinistro coronel Olrik, que é um homem inteligente e astucioso, que aparece em todos os livros (à excepção d' Armadilha Diabólica).
As histórias têm alguma influência Norte-Americana, principalmente no desenho e na temática da ficção cientifica, mas está de tal maneira "Europeizada" que é de facto um estilo praticamente original.
A acção decorre principalmente nos anos 50 (contemporâneo ao autor), mas de facto as histórias são bastante actuais, pois abordam-se questões como a alteração climática, viagens espaciais, robótica e a previsão da Internet.
Actualmente os livros são criados por outros autores, que têm respeitado o padrão original, mas claro, como tudo na vida, recomendo que comecem por ler os álbuns originais.

Sem comentários: