sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Competições canceladas

http://www.richardstarbuck.com/public_html/images/stories/cancelled.gif
As competições desportivas são um bom meio de propaganda politica, mas também são vitimas da mesma. As 2 grandes guerras levaram ao cancelamento dos jogos olímpicos e do mundial de futebol. Curiosamente algumas das competições canceladas iriam ser organizadas em países beligerantes do "lado errado" da barricada (Alemanha, Japão e Itália):

Jogos Olímpicos

1916 - Berlim: A 1ª Guerra Mundial levou ao seu cancelamento. O estádio estava pronto em 1913 e mesmo com o rebentar da guerra em 1914 ninguém pensou em cancelar os jogos, pois toda a gente pensava que o conflito iria durar pouco tempo. Curiosamente estes jogos iriam ser diferentes pois iriam incorporar modalidades de inverno (os JO de inverno só começaram em 1924). Em 1936 Berlim organizou finalmente os JO.

1940 - Tóquio: Curiosamente estes jogos não foram cancelados devido à 2ª Guerra Mundial, mas sim devido à guerra do Japão com a China. Com o afastamento da organização dos Japoneses, o Comité Olímpico Internacional decidiu atribuir a competição à cidade que tinha ficado em segundo lugar na decisão, Helsínquia, infelizmente a guerra durou muito tempo...
Em 1952 finalmente Helsínquia pode organizar os jogos, cabendo o mesmo a Tóquio em 1964;

1944 - Londres: Mais umas olimpíadas canceladas devido à 2ª Guerra Mundial. Londres garantiu o direito a organizar os jogos em Junho de 1939, a guerra começou em Setembro desse ano...
Em 1948 finalmente, reiniciaram-se os JO, e por direito coube a Londres a sua organização.

Jogos Olímpicos de Inverno

1940 - Sapporo: 1940 iria ser um ano glorioso para o Japão, pois o país iria organizar as duas maiores competições desportivas da altura. Obviamente o mesmo motivo que esteve por detrás do cancelamento de Tóquio foi o mesmo de Sapporo. Curiosamente, a competição foi atribuída à cidade de Garmisch-Partnkirchen na... Alemanha, ou seja de uma maneira ou de outra estes jogos estavam sempre condenados.
Sapporo organizou os JO de Inverno em 1972.

1944 - Cortina d'Ampezzo: Além da Itália ser aliada da Alemanha, o que logo resultava em cancelamento certo, o mundo ainda estava em plena 2ª Guerra Mundial.
Cortina d'Ampezzo organizou os JO de inverno em 1956;

Mundial de Futebol

1942 e 1946 - A Alemanha e o Brasil candidataram-se a organizar o Mundial de 1942, mas com o rebentar da guerra nem houve tempo para anunciar o país organizador. Em 1946 não havia ainda condições para uma competição desta envergadura.

Sem comentários: