terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Ver: Robin Hood


É um filme de época com as caracteristicas típicas de Ridley Scott: Preocupação com o detalhe, realismo e excelentes batalhas. O que não é típico no meio disto tudo, é a própria história. Todos conhecemos a história de Robin Hood: um nobre arruinado que lidera um bando que actua na floresta de Sherwood e em Nottingham tendo como inimigo o xerife da cidade.
Nesta versão não só Robin não é nobre, como nem sequer é originário de Nottingham e o xerife tem um papel residual no enredo. De acordo com Ridley Scott, Robin é um simples arqueiro Inglês que participou nas cruzadas de Ricardo Coração de Leão e que deserta após a morte do rei em batalha. Após uma série de acontecimentos, Robin tem de se dirigir a Nottingham para cumprir uma promessa. Este acaba por se instalar na cidade e casa com Lady Marian, tornando-se no nobre protector. Ao mesmo tempo, o novo rei João enfrenta um ataque Francês, e como é um líder fraco necessita de alguém que una a Inglaterra contra ao inimigo, cabendo esse papel a Robin.
Obviamente que este Robin dos Bosques tem os mesmos princípios a que estamos habituados, roubar aos ricos para dar aos pobres, mas digamos que este filme serve de prequela à história que conhecemos, e só por isso é interessante este olhar diferente sobre o Príncipe dos Ladrões.

Sem comentários: