sábado, 17 de março de 2012

Os Medalhados Portugueses nos Jogos Olímpicos - Prata

Duarte Bello e Fernando Bello: Os irmãos formavam uma equipa e venceram em Londres 1948 numa categoria que só existiu nesses jogos, a swallow (uma espécie de veleiro).
Quando a prova terminou os irmãos pensaram que tinham vencido, mas após um protesto da equipa Inglesa, passaram para 2º lugar.
A classe swallow era tão restrita que os dois velejadores Portugueses tiveram de competir numa embarcação emprestada.

Mário Quina e José Manuel Quina: Tal como os Bello em 1948, uma dupla de irmãos volta a vencer uma medalha de prata na vela para Portugal.
Desta vez a medalha foi em Roma 1960 na classe Star (uma das classes mais populares embora esteja a entrar em declínio não entrando nos JO do Rio de Janeiro).
Mário Quina participou em 4 Jogos Olímpicos.
Carlos Lopes: Antes do ouro veio a prata. Em Montreal 1976, venceu a medalha de prata nos 10 000 metros. Para demonstrar a sua capacidade de aceleração e resistência, basta dizer que fez os primeiros 5 000 metros em 14 minutos e os seguintes 5 000 em 13.
Infelizmente devido a lesões não se qualificou para os jogos de Moscovo em 1980, indicando o fim da carreira. Mas como vimos no post anterior não foi isso que aconteceu...

Sérgio Paulinho: Venceu a medalha de prata na modalidade de ciclismo de estrada em Atenas 2004, sendo o primeiro titulo olímpico em ciclismo (e até agora o único) para Portugal.
Antes da medalha foi campeão mundial júnior em 2002 e 2º classificado no mundial de sub-23.
Também venceu a uma etapa da Volta a Espanha em 2006 e a 10ª etapa da Volta à França em 2007.

Francis Obikwelu: Venceu a medalha de prata em Atenas 2004, sendo a primeira medalha Portuguesa numa modalidade de velocidade.
Triplo campeão europeu, tendo vencido tanto nos 100 como nos 200 metros e campeão mundial nos 4X100 m, ou seja é um atleta completíssimo de velocidade. Tem o recorde europeu dos 100 m, o que o torna no atleta Europeu mais rápido de sempre. Em 1996 foi campeão mundial Júnior dos 100 e 200 m pela Nigéria.

Vanessa Fernandes: Venceu a medalha de prata em Pequim 2008 na modalidade de triatlo.
 Campeã Europeia 5 anos seguidos e campeã mundial em 2007 é uma das melhores atletas de sempre da modalidade. Infelizmente não estará presente nos JO de Londres, pois interrompeu a carreira devido a problemas psicológicos. Caso mantivesse a forma de 2008 estaria certamente no pódio.

2 comentários:

João Pedro disse...

Aqui, foram medalhas que podiam ser de ouro; em relação à vela não tenho essa noção porque não assisti claro mas pelo relato que fazes do Carlos Lopes, acredito que sim e nas restantes foi por muito pouco... mas também aí se faz história e foram medalhas muito importantes!

Não tendo uma opinião formada sobre naturalizações (tendo para os dois lados) a medalha do Obikwelu foi emotiva à brava e a do Sérgio Paulinho uma boa surpresa!

André Bernardo disse...

Fiquei a saber que a Vanessa Fernandes parou devido a problemas psicológicos. Não fazia ideia. Falou-se nisso?