segunda-feira, 19 de março de 2012

Os Medalhados Portugueses nos Jogos Olímpicos - Bronze

António Borges, Hélder de Souza e José Mouzinho: A nossa primeira medalha Olímpica surgiu nos jogos de Paris 1924. A modalidade foi na equitação na categoria de saltos por equipe (que viríamos a vencer novamente em 1936).
José Mouzinho ainda viria a participar nos jogos seguintes.
António Borges é ainda o mais novo medalhado olímpico Português de sempre, com 18 anos.

Paulo Leal, Mário de Noronha, Jorge de Paiva, Frederico Paredes, João Sassetti e Henrique da Silveira: Esta equipa venceu a medalha de bronze em esgrima na categoria de florete por equipas, nos jogos de Amesterdão 1928.
Foi a segunda medalha olímpica Portuguesa, novamente numa categoria por equipas. Foi até hoje o maior feito da esgrima Portuguesa a nível mundial.

José Beltrão, Domingos de Sousa Coutinho e Luís Mena e Silva: Venceram a medalha de bronze na categoria de saltos por equipe nos jogos de Berlim 1936.
Nesta prova conta a prestação individual de cada cavaleiro, no final é somado o resultado final. Beltrão ficou em 6º, Coutinho em 16º e Mena e Silva em 21º. A título de curiosidade, os cavalos chamavam-se Biscuit, Merle Blanc e Fossette.

Fernando Paes, Francisco Valadas e Luís Mena e Silva: Esta equipa participou em Londres 1948 e venceu a medalha em hipismo na categoria de ensino por equipas, que é a competição de maior prestigio da modalidade devido à exigência e número de provas.
Desta lista reconhecem certamente Luís Mena e Silva que já tinha vencido uma medalha em 1936. Com este 3º lugar tornou-se o primeiro Português a vencer 2 medalhas olímpicas.

Joaquim Fiúza e Francisco de Andrade: A dupla Portuguesa venceu a medalha de bronze em Helsínquia 1952 na classe Star a mesma classe que deu a prata aos irmãos Quina 8 anos depois.
Joaquim Fiúza foi por 2 vezes campeão Europeu e em 2008 tornou-se o mais velho atleta Olímpico Português com 100 anos. Faleceu com a bonita idade de 102 anos. Um parente de Andrade (também chamado Francisco Andrade) vai estar presente em Londres na prova de vela.

António Leitão: Ficou em 3º lugar na prova dos 5 000 metros em Los Angeles 1984.
Ainda hoje detém o recorde nacional dos 3 000 metros, que foi estabelecido em 1983!
Infelizmente teve de abandonar o atletismo muito cedo, praticamente após os Jogos Olímpicos devido a problemas de saúde.

Rosa Mota: A primeira medalha olímpica de Rosa Mota foi na maratona de Los Angeles 1984,  que se tornou também na 1ª medalha feminina para Portugal. Ao juntar à medalha de 1988 torna-a na primeira Portuguesa a vencer 2 medalhas olímpicas.
Curiosamente, a maratona de 1984 foi a primeira para o desporto feminino, pois até ai os médicos não acreditavam que as mulheres tivessem resistência para uma prova tão dura...
Nuno Barreto e Hugo Rocha: Mais uma dupla Portuguesa a vencer na vela. Desta vez foi em Atlanta 1996 na classe 470, que é a mais exigente dos jogos, sendo realizada ao longo de vários dias (curiosamente até 1988 era uma disciplina aberta a homens e mulheres na mesma prova).
Os dois velejadores eram à altura vice-campeões Europeus. Actualmente Nuno Barreto é o presidente da comissão de atletas olímpicos Portugueses.

Nuno Delgado: Venceu a medalha em Sidney 2000, na modalidade de Judo na categoria -81 kg e logo na sua primeira participação na competição.
Para além do título olímpico foi campeão europeu em 1999 e vice campeão em 2003.
 Actualmente é chefe adjunto da missão olímpica nacional para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Fernanda Ribeiro: Após o ouro de Atlanta, Fernanda Ribeiro voltou às medalhas em Sidney 2000, novamente nos 10 000 metros.
Uma das melhores atletas de sempre em Portugal, participou em 5 Jogos Olímpicos.
Actualmente continua a competir, agora na maratona, qualifcando-se em 4º lugar na maratona do Porto o que lhe deu aos 40 a possibilidade de ter estado presente nos mundiais de 2010.

Rui Silva: Venceu a medalha de bronze nos 1 500 metros em Atenas 2004.
Já tinha sido vice-campeão europeu em 1998 e terceiro classificado em 2002 além de uma medalha de bronze nos mundiais de 2005.
Em pista coberta tem um curriculo impressionante, com 3 campeonatos europeus e um mundial vencido em Lisboa, além de duas medalhas de prata nos 3 000 metros em 2000 (europeu) e 2004 (mundial).

1 comentário:

João Pedro disse...

Barras,

ainda estivemos perto com a selecção de Atlanta (podia ter sido a outra geração de ouro) e com a dupla Maia/Brenha!

Uma nota para o António Leitão que faleceu, precisamente devido problemas de saúde.

Para o país que temos não está mal... mas isso não justifica, podiam ter sido muitas mais!