segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os Medalhados Portugueses nos Mundiais de Atletismo - Ouro

Portugal conta com 5 atletas campeões do mundo de atletismo, e como podemos ver o pódio é esmagadoramente feminino.
Este post é pertencente a uma série dedicada aos atletas Portugueses medalhados em Mundiais de atletismo, os proximos posts serão dedicados à prata e ao bronze.

Rosa Mota: Sobre Rosa Mota basta dizer o seguinte: É considerada pela Associação Internacional de Maratona como a melhor atleta feminina de sempre na especialidade. 
Em mundiais venceu a nossa primeira medalha de ouro em Roma 1987. Para além disso tem o ouro nos Jogos Olímpicos e foi 3 vezes campeã Europeia de maratona.
Em 21 maratonas que pariticipou venceu 14, agora irei juntar ainda outro facto que torna tudo ainda mais espectacular: Sofre de asma.

Manuela Machado: A sucessora de Rosa Mota na maratona, e que sucessora! Venceu o ouro em Gotemburgo 1995, mais duas medalhas de prata nas edições seguintes. Em Europeus venceu duas medalhas de ouro.
Para além das medalhas, a atleta ficou conhecida por ignorar as maratonas urbanas, muito rentáveis monetariamente, preferindo focar-se nas grandes competições internacionais.
Fernanda Ribeiro: Entre os anos 80 e 90 Portugal era uma potência no atletismo de média e longa distância. Em Gotemburgo 1995, Fernanda Ribeiro consolidou esse título com a medalha de ouro nos 10000 metros.
Este mundial serviu como preparação para o seu maior feito desportivo, a medalha de ouro em Atlanta.

Carla Sacramento: Mais uma dupla medalhada Portuguesa, no caso de Carla Sacramento, venceu a medalha de ouro em Atenas 1997 juntando ao bronze ganho 2 anos antes, sempre nos 1500 metros, tornando-se na melhor atleta nacional na especialidade.  
Apesar de não competir desde 2006, os recordes nacionais de 800, 1500 e 3000 metros ainda são dela.
Nélson Évora: Venceu a medalha de ouro no triplo salto nos mundiais de Osaka 2007.
Já tem um palmarés bem rico, com o ouro em Pequim e uma medalha de prata em 2009, sempre no triplo salto.   
É um atelta bastante completo, pois além do triplo salto, pratica também salto em comprimento e salto em altura, o que o torna no melhor saltador Português de sempre.

1 comentário:

João Pedro disse...

Alex,

um post "a la Alex"! Sempre bom!
Ao ver estes Mundiais, talvez por ter diminuído o meu interesse, já não encontro referências portuguesas no atletismo! Mesmo nas outras modalidades, que adoro ver e acompanhar, já conheço poucos para além dos sobejamente notáveis!

Contudo, estes medalhados que aqui contas, são aqueles que seguimos em miúdos... Carla Sacramento... incrível! Pouco se fala dela agora!

As 4 mulheres são um exemplo, um exemplo da força que tivemos e um exemplo para atletas como a Naíde Gomes que nos momentos chave vai abaixo!
Quanto ao Nélson Évora, é de facto um medalhado completo e interessante, numa modalidade nada fácil.

O desporto em Portugal melhorou em condições (?) mas falta uma política de investimento em talentos jovens e sobretudo uma organização homogénea porque a ideia que dá é que muitos dos resultados são fruto do desempenho e do talento pessoal em vez de uma linha de continuidade!

Para ajudar, não esquecer que a imagem da Rosa Mota a vencer em Seul é uma imagem de referência num videoclip da Whitney Houston, "One Moment in Time", arrepiante!


grande abraço